terça-feira, 22 de abril de 2014

Assembleia vai discutir endividamento rural do Nordeste

Na próxima sexta-feira (25), às 9:30h, na Assembleia Legislativa, ocorrerá uma Audiência Pública, cuja temática será O ENDIVIDAMENTO RURAL DO NORDESTE: UM DESAFIO PARA A PERMANÊNCIA E A SOBREVIVÊNCIA DO HOMEM NO CAMPO.

Para a audiência, solicitada pela coordenadora do Movimento Grito da Seca do RN, Joana D´Arc Pires S. Silva, com a propositura do Deputado Fábio Dantas (PCdoB), foram convidados os órgãos do governo e representantes de entidades que integram o setor rural, os bancos do Brasil e Nordeste, deputados estaduais, federais e senadores, além dos produtores rurais.

Segundo Joana D’Arc, “o endividamento rural nordestino é um problema antigo que tem sido agravado pelas estiagens que assolaram a região, principalmente pela atual seca, a pior dos últimos cinquenta anos. Apesar da legislação vigente sobre essa matéria e das medidas provisórias editadas pelo governo federal, a cobrança de altas taxas de juros incididas sobre os empréstimos, aliada aos efeitos das grandes e sucessivas secas que determinaram perdas das safras e a morte dos rebanhos, tais fatores contribuíram sobremaneira para a inadimplência das dívidas rurais”.


Por Heitor Gregório.