terça-feira, 28 de julho de 2015

Em entrevista, prefeito de Pedra Preta Luiz de Haroldo, ressalta "conquistas" na Saúde Municipal.

Há poucos dias atrás, o blog Pedra Preta em Ação ouviu o prefeito de Pedra Preta, Luiz de Haroldo (PROS).

Luiz que está em seu primeiro mandato político, vem enfrentando desafios à frente do Executivo Pedra-pretense e ultrapassando barreiras como segundo ele mesmo disse: "Já podemos comemorar algumas conquistas em todas as áreas da administração, poucas de muitas que ainda estão por vir, através de nossa gestão".

Luiz um pouco apressado que tinha outros compromissos, ressaltou alguns pontos importantes na área da saúde, frutos conquistados pela gestão "Reconstruindo para avançar, 2013 - 2016".

O prefeito falou de algumas ações e programas que beneficiam diretamente a população.

  • Desempenhamos o PSE (Programa de Saúde na Escola), que vem sendo realizado em parceria com a Secretaria de Educação.
  • A Rede Cegonha para que a gestante tenha um pré-natal de qualidade.
  • O PMAQ que preconiza o acesso e qualidade do serviço de saúde, onde foi contemplada a equipe de um PSF e em 2015 será feita a adesão da outra equipe.
  • O programa Brasil Sorridente, considerado o maior programa de saúde bucal do mundo e que desde 2013, aqui em Pedra Preta já foram distribuídas em média, 950 próteses dentárias.
  • O NASF III que conta com profissionais de educação física, nutrição e psicologia e atuam apoiando as equipes dos PSF's.
  • O Qualifar-SUS que é um programa que contribui para o melhor controle de dispensação de medicamento.
  • Também aderimos ao programa Requalifica-UBS, conseguindo o convênio para a construção da tão sonhada unidade básica de saúde no assentamento São Pedro, que já está em fase de conclusão, e também a ampliação da UBS do centro onde será construído o laboratório de análises clinicas que hoje é um dos maiores gargalos da saúde municipal.
  • Ressalto aqui a importância da reativação do Posto de Saúde de Baixa do Angicos, que há anos não funcionava, onde a população para ter acesso aos serviços tinham que se deslocar até o centro da cidade. Hoje o posto conta com atendimentos da médica, enfermeira, dentista e técnicos. Após ser atendido, o paciente tem o remédio para levar pra casa.
  • Em 2014 também recuperamos a 2ª parcela da academia de saúde que ainda encontra-se bloqueada por falta de prestação de contas da 1ª parcela recebida em 2012, pela gestão passada.
  • Hoje também contamos com uma van disponível para os usuários se deslocarem até Natal e fazer seus exames, tendo lá também um restaurante a serviço da prefeitura para que forneça as refeições aos pacientes.
  • Uma vez por mês acontece o mutirão de saúde no PSF I, onde uma equipe de profissionais realizam ultras-sonografias e exames laboratoriais que estão atrasados, são em média 120 exames realizados no dia do mutirão.
"Essas são importantes conquistas que muito me orgulham, apesar da dificuldade que não só Pedra Preta mas todos os municípios do país enfrentam na área da saúde", finalizou o prefeito Luiz de Haroldo.


Pedra Preta em Ação.