quarta-feira, 28 de junho de 2017

Vou Sair Daqui. Não Roubei, Não Matei’, Diz Vaccari Sobre Absolvição


Após ser absolvido em segunda instância em decisão que reformou decisão do juiz Sergio Moro, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto rompeu o silêncio e disse a petistas, nesta quarta-feira, que vai sair da prisão. Conforme divulgou o blog do escritor Fernando Moraes, Vaccari mandou o recado aos apoiadores que foram recepcioná-lo no Complexo Médico Penal de Pinhais, no Paraná, onde o petista segue preso há três anos. O grupo acreditava que ele seria libertado da cadeia, embora Vaccari tenha mais um mandado de prisão referente a outra condenação na Operação Lava-Jato.
“Não mereço tudo isso, mas agradeço. Fiquei muito feliz em saber da presença de vocês. Vou sair daqui, não roubei, não matei, fui preso por que era o tesoureiro do PT. Cheguei aqui pela política num carro de polícia e vou sair daqui pela política junto com meus companheiros”, disse Vaccari na mensagem aos apoiadores.

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) inocentou Vaccari nesta terça-feira na ação penal que ele respondia por lavagem de dinheiro no processo que envolve pagamentos feitos por meio de empresas de fachada de Adir Assad.
Vaccari Neto está preso há dois anos em Curitiba. Ele havia sido condenado a 15 anos e quatro meses de prisão pelo juiz Sergio Moro em novembro de 2015. Esta era a pena mais alta atribuída a Vaccari na Lava-Jato, mas não é a única. O ex-tesoureiro do PT já foi condenado em mais quatro ações, com penas que variam de seis a 10 anos de prisão, que somam 31 anos de reclusão.

A última delas, de seis anos de prisão, foi proferida segunda-feira pelo juiz Sergio Moro no processo que envolve pagamentos feitos pela Odebrecht ao marqueteiro do partido, João Santana.